sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Fases da Agenda 21 Local em Abrantes

A elaboração da Agenda 21 Local será efectuada em 4 etapas:
  • – Diagnóstico Selectivo – avaliação da situação actualmente existente no Concelho, e individualmente nas freguesias, identificação dos problemas e potencialidade, ameaças e oportunidades. Identificação dos objectivos gerais a atingir no longo prazo, para a qualidade de vida no Concelho.Nesta fase apela-se à participação dos cidadãos, são feitos inquéritos à população em geral e entrevistas a eleitos locais e a actores chave de reconhecida relevância.Realiza-se ainda, o primeiro “Fórum da Agenda 21”, uma sessão de participação pública que integra os principais actores locais.
  • – Vectores de Intervenção Estratégica – com base no diagnóstico selectivo e no resultado da participação pública, são estruturados os desafios a enfrentar sob a forma de vectores estratégicos, que direccionam as principais áreas prioritárias de intervenção para o desenvolvimento sustentável do Concelho.
  • – Acções de Intervenção – São propostas acções que possibilitem a implementação de soluções que reúnam consenso em torno dos principais desafios ao desenvolvimento sustentável. Daqui resulta uma proposta preliminar da Agenda 21 Local, sujeita a concertação interna, e a debate público sob a forma de sessão do “Fórum da Agenda 21”.
  • – Agenda 21 Local/Estrutura de Monitorização – Apresentação da Agenda 21 Local de Abrantes sob a forma de documento escrito, e implementação de um instrumento que permita monitorizar e avaliar o desempenho do Plano (A21L), assim como concluir se os resultados a obter correspondem aos objectivos pretendidos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parece-me que a prioridade inicial deveria incidir no levantamento dos recursos físicos/ambientais (solo, água, flora/floresta, fauna, etc.) Se se quiser levar a sério a noção de Desenvolvimento Sustentável, devemos começar por conhecer os nossos recursos (potencialidades).
Desejo sucesso ao projecto e deixo outra sugestão: apostem nas escolas. Os nossos alunos estão bem por dentro destes temas e ninguém melhor que os jovens para dar continuidade a estas (boas) ideias.

Bom trabalho!!!
Miguel Moreira